A armadilha da contagem de calorias

Woman measuring waist

Quem conta calorias pode cair na armadilha de ver

os alimentos apenas como valor calórico e ignorar o seu valor nutricional.

Ao  se escolher um refrigerante dietético(tipo diet, zero) que pode ter zero calorias , mas também  zero de nutrientes junto com  aditivos químicos , com certeza não estaremos ingerindo algo  que irá contribuir para a nossa Fábrica.  Com o agravante que esses aditivos  terão que ser eliminados e para isso o nosso corpo utilizará  o  já empobrecido estoque de vitaminas e minerais  incorporados pelas nossas enzimas  para   metaboliza-los e excretá-los!

Quem conta calorias , pode deixar de ingerir peixes gordurosos  de alto mar, ricos em Ômega 3, uma gordura essencial  que  não produzimos e é importante para as células.

Quem conta calorias , pode deixar de comer abacate  rico em gorduras  monoinsaturadas, em vitaminas A, E, B6 e fitoquímicos importantes no controle do hormônio do estresse ,  mas repleto de calorias nutritivas.

Esqueça  um pouco as calorias e passe a ver o alimento baseando-se naquilo que ele pode ajudar  nas funções dos órgãos tais como fibras para auxílio do intestino, da modulação da glicemia, do  colesterol e  do triglicérides,  o zinco importante para o sistema imune, carboidratos  complexos para  controle da glicemia e insulina, ômega 3 para compor as nossas membranas celulares, melhorar a comunicação entre as células inclusive as cerebrais, etc.

Coma gordura para perder gordura. Não encare as gorduras essenciais   como inimigas(ômega 3 e  6) que são fundamentais  ao bom funcionamento do organismo. Coma menos gordura saturada  e trans.

As fontes de energia  dos alimentos estão nos carboidratos  e nas gorduras. Não são  só as calorias que contam, mas quais os tipos  de carboidratos e de gorduras podemos e devemos ingerir.

Somos o que  comemos, digerimos e absorvemos. Cada um de nós é ÚNICO.

As pesquisas  após o Projeto Genoma  tem nos mostrado que reagimos de forma diferente aos alimentos, ou seja,  aquele alimento  que funciona bem  para uma pessoa, em outra  pode trazer problemas  se ela não o digere  bem e não consegue extrair os seus nutrientes e mandar  para as CÉLULAS do organismo.

Se os nutrientes  não chegam   de forma adequada para as nossas células, elas não conseguem manter o funcionamento dos órgãos seja se renovando, seja excretando o “lixo” do metabolismo e assim vamos ficando doentes.

Para termos saúde, todos os órgãos devem estar bem nutridos e realizando as suas funções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s