O Sistema Imunológico

O sistema imune é altamente complexo. Lida diariamente com substancias estranhas (bactérias, vírus, parasitas ou corpos estranho, células defeituosas) ao indivíduo na tentativa de neutralizá-los e expulsá-los. É constituído por uma rede de tecidos, órgãos, células e algumas substâncias que protegem o nosso corpo de invasões. Todas as células desse sistema originam-se da medula óssea e depois migram. Encontram-se dispersas em várias regiões do corpo tais como baço, timo, nódulos linfoides e tecidos linfoides associados às mucosas. Neste último, o maior representante é o tecido linfoide associado ao intestino o qual responde por cerca de 70% do sistema imunológico. Dito isso, conclui-se que a saúde intestinal é fundamental para o equilíbrio desse sistema.

bigstockphotomorningrun

Para fazermos as nossas atividades diárias e nos exercitarmos, precisamos nutrir bem os nossos músculos e ossos.

 Quais são os componentes desse sistema?

Eles incluem os glóbulos brancos (os leucócitos) que se dividem em duas categorias:

TABLE1

Existem dois tipos de mecanismos de defesa:

  1. Os inatos ou não específicos, como a proteção da pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a secreção de lágrimas;
  2. O sistema imunitário adaptativo, que compreende a ação seletiva dos linfócitos e a produção de anticorpos específicos.

As Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.

 NUTRIÇÃO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Como esse sistema é continuamente convocado para nos defender, precisamos garantir os nutrientes necessários para o seu trabalho:

TABLE2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s