O QUE É DIGESTÃO?

A digestão é um processo sofisticado do nosso organismo. Fundamental para que a energia estocada nos alimentos e os macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras), as vitaminas, os minerais e os fitoquímicos (substâncias que as plantas produzem e exercem no nosso corpo efeitos terapêuticos tipo laxante, cicatrizante, hidratante, etc.) possam ser quebrados nas suas menores partes através da mastigação, da ação enzimática presente na saliva, no estomago, no pâncreas e na bile produzida no fígado. As bactérias presentes nos intestinos continuam a quebra de alguns alimentos como as fibras.

Todo o trato gastrointestinal tem a função primordial de transformar os alimentos em nutrientes através do processo digestivo, isto é, quebrar as proteínas no seu menor componente que são os aminoácidos, os carboidratos em açúcar simples tal como a glicose, e as gorduras em ácidos graxos.

Os alimentos depois de digeridos nas suas menores porções (os nutrientes– aminoácidos, glicose, ácidos graxos), serão absorvidos, passarão para a corrente sanguínea e chegarão às células que os utilizam para poderem funcionar seja fabricando energia, proteínas, gorduras, carboidratos, seja eliminando o lixo decorrente de todo os seus processos. Sem nutrientes, a célula não consegue obter energia para as suas funções. Tudo pára.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s