SAÚDE DA PROSTATA

“Nós devemos conhecer a pessoa que tem a doença em vez de apenas a doença que a pessoa tem”

Hipocrates

Saude da Prostata 1

Mais que 2,5 milhões de homens nos EUA e mais que 1 bilhão no mundo têm câncer de próstata. Cerca de 40% do câncer de próstata recidiva após o tratamento com cirurgia ou radioterapia.

Então após ter passado pelo estresse, pela dor e pelos efeitos colaterais urinários e sexuais do tratamento inicial, você tem uma chance de recaída?

O Dr.Geo Espinosa, urologista com abordagem integrativa ressalta que o câncer de próstata é apenas uma bandeira vermelha que sinaliza que o seu organismo não está funcionando bem. O câncer cresceu na próstata mas não significa que o restante do seu corpo está ok. Alerta que o câncer de próstata não é uma sentença de morte porque menos de 12% dos homens morrem por causa do câncer após o diagnóstico.

Mas ele também lança um desafio aos homens que receberam o diagnóstico de câncer de próstata: vocês querem ser apenas um sobrevivente do câncer – ou  ser um vencedor?

Você quer cuidar do câncer como se fosse um evento localizado ou pegar essa chance em suas mãos e mudar os hábitos de vida que levaram a ele?

Você pode criar no seu organismo um ambiente favorável ao desenvolvimento de células cancerígenas ou hostil a elas, é só uma questão de escolhas nos seus hábitos de vida.

Ele criou um método que envolve mudanças no estilo de vida e que tem ajudado os seus pacientes a efetuar mudanças que os beneficiem em vários aspectos de sua saúde, vamos a ele:

Saude da Prostata 7

Ele é um programa de intervenção baseado em  estudos científicos sobre rotinas de comportamento e de estilo de vida que geram uma melhor qualidade de vida. Ele pode ser associado aos tratamentos médicos convencionais do câncer sob supervisão de um médico que conheça essa abordagem.

Ele pode auxiliar em qualquer espectro do diagnóstico de câncer de próstata que você esteja( do câncer localizado ao disseminado):

Saude da Prostata 8

QUAIS OS 5 PILARES DO  MÉTODO CaPLESS ?

  1. Alimentação
  2. Movimento
  3. Suplementaçao
  4. Controle do estresse
  5. Sono

VAMOS PRIMEIRO DAR UMA OLHADA MAIS PROFUNDA NA PRÓSTATA

O que é a próstata e por que ela causa tantos problemas?

Ela tem o tamanho e a forma de uma noz e pesa cerca de 20 a 30 gramas. Repousa abaixo da bexiga e envolve a urétra [que carreia a urina e o sêmen]. A próstata é composta de um tecido glandular e outro muscular. É  dividida em 3 lobos e é envolvida por uma capa externa chamada capsula prostática.

Saude da Prostata 5

Ela é  uma glândula crucial no sistema reprodutor e sexual. Sua principal função é produzir a maior parte do fluido no sêmen e a proteína chamada PSA [Prostate Specific Antigen]. O trabalho do PSA é liquefazer e proteger o sêmen.

A próstata pode aumentar e dificultar a passagem da urina pela uretra, prejudicando a bexiga e eventualmente até os rins.

Saude da Prostata 9

Dr.Dean Ornish é o mais renomado pesquisador em estilo de vida e intervenções nutricionais contra o câncer de próstata. Sua ABORDAGEM INCLUI 4 COMPONENTES:

  1. Uma dieta rica em alimentos integrais, proteínas vegetais, frutas, vegetais, grãos não refinados, leguminosas e com pouca gordura [aproximadamente 10% das calorias] e em carboidratos refinados;
  2. Exercício aeróbico moderado [caminhar 30 minutos por dia, seis vezes por semana];
  3. Controle do estresse [yoga, respirações, meditação, visualização] e progressivo relaxamento por 60 minutos diariamente;
  4. Aumento do suporte social [60 minutos de suporte semanalmente -sessões em grupo].

A maior parte do Método CaPLESS vem dessas pesquisas do Dr. Ornish.

TRATAR O CÂNCER como apregoa a assistencia médica tradicional é importante  contudo o PACIENTE – o hospedeiro do câncer, deve se tornar fisicamente e bioquimicamente mais forte para que o seu solo biológico se torne hostil ao desenvolvimento de células cancerígenas. É disso que trata o Método CaPLESS.

Especificamente no nível celular[e do DNA], o CaPLESS pode promover maior saúde e bem estar:

Saude da Prostata 10

O Método CaPLESS não foca no que você NÃO PODE mas sim no que você deve FAZER MAIS para trazer mais benefícios ao organismo.

Ex: na questão alimentar foca nos alimentos com ingredientes certos que criam um ambiente hostil para as células cancerígenas; assim como em uma combinação de suplementos  para uma dada pessoa por um certo tempo.

MAS O QUE FAZ O CANCER PERMANECER LOCALIZADO NA PRÓSTATA OU SE DISSEMINAR POR OUTROS ÓRGÃOS?

A resposta pode ser complicada mas a relação entre a nossa genética e o ambiente parece ser a responsável.

Todas as células do corpo tem genes e há cerca de 25.000 em cada uma delas. Eles determinam tudo da cor dos seus olhos até quanto tempo você vai viver. Você não pode mudar os seus genes. Eles vieram dos seus pais. Mas podemos interferir no comportamento deles.

COMO OS GENES TRABALHAM?

Genes são feitos de DNA [ácido desoxirribonucleico]. Genes controlam como as células funcionam, incluindo se crescem rápido, qual a frequência que se dividem e quanto tempo vivem. Para controlar essas funções, os genes produzem proteínas que realizam tarefas especificas e atuam como mensageiros para a célula. Contudo, é essencial que cada gene forneça as instruções corretas [ou código] para fazer suas proteínas  para que ela cumpra a sua tarefa de modo correto.

Mas se o seu DNA se altera, a célula fica fora de controle. Assim câncer pode se desenvolver, e se não parado, pode crescer e se disseminar e eventualmente sobrecarregar o organismo.

EPIGENÉTICA – A CHAVE PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Epigenética permite que você controle a expressão dos seus genes.

 Ao longo dos últimos 20 anos, com a evolução dos conhecimentos sobre a  epigenética foi demonstrado que muitos fatores e processos – especificamente químicos ambientais, escolhas de estilo de vida e dieta- afetam os nossos genes. Assim mudando a sua exposição a esses fatores você pode ajudar o seu DNA.

É BOM RESSALTAR: epigenética não altera o seu DNA, mas altera como ele se comporta dentro dos seus genes. [vide artigo nesse site- Toxinas e saúde do homem]

Basicamente o Método CaPLESS começa com um RESET [RE-inicialização] de 21 dias que impulsiona o seu corpo a se livrar de toxinas acumuladas, começar a suar e se exercitar, clarear a mente e alimentar o seu corpo com alimentos e nutrientes vitais que ele necessita.

Saude da Prostata 6

A ABORDAGEM DA MEDICINA FUNCIONAL DO CÂNCER

Segundo o Dr.Mark Hyman, médico funcional do Institute of Funcional Medicine nos EUA, no seu excelente artigo “5 estratégias para prevenir e tratar o câncer” no seu blog, devemos ampliar a visão da prevenção e do tratamento dos cânceres para muito além das terapêuticas existentes com foco nas células cancerígenas.

Ele comenta que além de queimar o tumor com radioterapia, arrancá-lo com cirurgia e enevenená-lo com quimioterapia, há de se questionar o porquê que essas células encontraram solo fértil para se desenvolver nessa pessoa.

Saude da Prostata 2

Nessa visão mais ampliada da Medicina Funcional [vide neste site a matéria”Cancer: como a ciência atual o vê], o câncer resulta de um desequilíbrio do sistema onde o sistema imune não consegue combater a formação de tumores.

Então, o que podemos fazer para cultivarmos um terreno biológico saudável? 

O que podemos fazer quando já recebemos um diagnóstico de câncer e já nos submetemos ao tratamento tradicional – cirurgia, radioterapia, quimioterapia dentre outros – de forma a reajustarmos o terreno onde o câncer se assestou?

Numerosos fatores podem contribuir para o câncer. Estudos mostram que a dieta, o exercício, o estresse e as toxinas ambientais podem influenciar na iniciação, no crescimento e na progressão do câncer.

Enquanto uma dieta pobre em nutrientes e rica em açucares, a falta de exercício, o estresse crônico, os poluentes e os metais tóxicos do ambiente podem desencadear câncer por ativação de genes;  uma dieta rica em nutrientes, fibras e fitonutrientes, a prática  regular de exercício, a alteração de pensamentos e mudanças na forma de lidar com os problemas – a resiliência – e a detoxificaçao [eliminação de toxinas pelos sistemas de biotransformaçao e de eliminação do corpo] poderiam melhorar as ferramentas de combate ao desenvolvimento de células cancerígenas no nosso terreno biológico.

Saude da Prostata 3

Vamos aproveitar essa visão ampliada de saúde da Medicina Funcional e agir desde já combatendo esses fatores? 

Vejamos quais são as 5 estratégias sugeridas pelo Dr.Hyman:

  1. Dieta rica em nutrientes: a alimentação baseada em produtos alimentícios ricos em açúcar leva a aumento da resistência a insulina e as suas consequências; Diabesity [Obesidade+ Diabetes] afeta 1.7 bilhões de pessoas no mundo. Estima-se que 1 em cada 2 americanos serão afetados pela diabesidade em 2020. O controle da resistência à insulina com a ingestão de alimentos integrais, frescos, orgânicos  ricos em fibras é uma das medidas mais importantes para a prevenção e o  combate aos câncer;
  2. Eliminaçao de alimentos alergênicos: os sensibilizadores mais comuns ligados  a alergias alimentares e consequente resistência a insulina são os derivados de leite e o glúten. Deve-se investigar cada paciente para verificar a necessidade da retirada desses alimentos de sua dieta. Quando necessário, a retirada desses alimentos permite que o corpo desinflame;
  3. Reduzir inflamação crônica: a inflamação crônica do corpo conecta a maioria das doenças crônico degenerativas incluindo o câncer. A inflamação crônica leva a resistencia a insulina;
  4. Melhorar a saúde intestinal: Dr.Michael Ruscio em seu excelente  livro “Healthy gut, healthy you” [“Intestino saudável, você saudável”]afirma que o intestino delgado compreende 56% do nosso trato intestinal; é responsável  por 90% da absorção calórica e de nutrientes  e que ele tem um profundo impacto sobre o sistema imune porque 70% desse sistema de defesa localiza-se no intestino delgado. Alberga um grande número de bactérias – o microbioma- com várias funções.Então além de evitar alimentos inflamatórios, alergênicos, de adicionar probióticos e prebióticos, a cúrcuma, o resveratrol, devemos ingerir alimentos ricos em fitonutrientes;
  5. Reduzir exposição tóxica através da ingestão de água de boa qualidade [vide neste site o artigo: “As surpreendentes verdades que ninguém nunca te contou sobre a água que você bebe!”]; evitar bisfenol A, ftalatos, pesticidas, metais tóxicos[mercurio, chumbo, cadmio, arsênico, etc.] porque as substâncias químicas geram efeitos deletérios sobre a biologia humana e que pode desencadear processos neurodegenerativos e pró-cancer.

Associados as 5 estratégias acima, não devemos esquecer que o sono adequado contribui para nossa vitalidade [vide nesse site o artigo: “12 dicas para ter uma boa noite de sono”], a prática regular de exercícios [em especial os aeróbicos] contribui para reduzir a resistência a insulina e o controle do nível de estresse ajuda no enfrentamento de situações estressantes [bem presentes no nosso cotidiano!] de forma mais equilibrada e sábia.

SETE ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO AO CÂNCER

Utilizamos em nossa clínica:

  1. Um Plano alimentar anti-inflamatório, anti-alergênico  e desintoxicante individualizado baseado nos exames laboratoriais;
  2. Fórmulas magistrais chinesas no combate à inflamação, às células cancerigenas e para modular  o sistema imunológico; além de auxiliar na desinflamação da próstata, da disfunção erétil, da ejaculação precoce e no controle do estresse e no combate a fadiga, a insônia dentre outras indicações;
  3. Fórmulas com vitaminas e minerais para repor os nutrientes depletados;
  4. Suplementostais como ômega 3, cúrcuma, resveratrol e os específicos para o quadro clínico;
  5. Acupuntura [vide neste site: “Acupuntura: indicações”] no controle do estresse, da dor,  para ajudar no sono e na modulação do sistema imune;
  6. Tratamento psicoterápico para desbloqueio de traumas emocionais, e fobias, insônia, etc  baseado nas mais modernas descobertas de como o cérebro funciona e dos impactos sobre ele que repercutem em nossa saúde mental- EMDR [vide nesse site o artigo: “EMDR- uma psicoterapia revolucionária”];
  7. Associada a essa terapia trabalhamos também as questões sobre o sentido e proposito de vida [Vide neste site o artigo: “Uma visão completa e prática do que é ter sentido na vida”]

Saude da Prostata 4

Todas essas ferramentas podem ser associadas ao arsenal terapêutico tradicional de combate ao câncer [cirurgia, quimioterapia, radioterapia] de forma a auxiliar na recuperação da vitalidade do paciente e na modulação do sistema imune –  Sistema Chave no combate a eliminação das células cancerígenas. Além de ajudar na eliminação dos  efeitos colaterais decorrentes da terapêutica tradicional [vide mais informações neste site no artigo: “Câncer: estratégias terapêuticas”].

Agende já sua consulta através do e-mail: clinica.medin88@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s