Doenças Alérgicas

Há relatos de que uma em cada três pessoas sofre  de algum tipo de “alergia”.

Businesswoman Blowing Nose at Desk

As doenças alérgicas  são uma epidemia do século XXI.

A instituição da terapêutica convencional pode se mostrar insuficiente se os fatores que estão desencadeando os quadros alérgicos não são identificados.

Mas o que é alergia?

É uma reação anormal do sistema imunológico a alimentos, a substancias químicas, a poeira, a pólen ou a pelos de animais.

Quando o sistema imunológico reage contra um alergênico, ele pode produzir 2 tipos de reação:

  1. Tipo Imediata: ocorre imediatamente ou até oito horas após o contato com o alergênico, produz anticorpos IgE com liberação de histamina e sintomas agudos tipo edema de glote(sensação de garganta fechando), coceira na pele, náuseas e vômitos, Asma, rinite dentre outros;
  2. Tipo Tardia: ocorre, em geral, de duas horas a três dias após o contato com o alergênico cujo contato costuma ser frequente, produz anticorpos IgM e IgG com liberação de substancias inflamatórias.

Fatores somatórios são necessários para o desencadeamento dos sinais e sintomas tais como aumento do estresse, exposição a poluentes ambientais associados a redução da capacidade de regulação desse organismo.

Os sintomas da alergia tardia são crônicos e incluem:

grafico alergia

 Os principais alimentos alergênicos são os que possuem proteínas de difícil digestão: leite de vaca, de cabra, ovo, alimentos que contém glúten (trigo, centeio, cevada…), soja, amendoim, oleaginosas(nozes, castanhas, pistache…), frutos do mar além de milho e cítricos (família da laranja) dependendo da individualidade bioquímica da pessoa.

Dentro das reações a alimentos, temos que diferenciar as alergias das intolerâncias que são causadas por uma insuficiência do organismo de digerir um determinado alimento como a lactose (por deficiência de lactase) ou para eliminar substancias estranhas a nossas células como por exemplo os aditivos químicos os quais podem inibir as enzimas digestivas e/ou destoxificantes.

Alergias = ativação do sistema imunológico.

Intolerâncias alimentares = insuficiência em digerir/eliminar.

CAUSAS MULTIFATORIAS DA DOENÇA ALÉRGICA

O diagrama abaixo mostra caminhos terapêuticos que podem auxiliar no controle das doenças alérgicas seja na eliminação de alérgenos alimentares,  de toxinas oriundas da nossa flora intestinal, na eliminação dos processos inflamatórios decorrentes de alimentos, do ar que respiramos através do uso da acupuntura e da fitoterapia (plantas medicinais), seja no uso de suplementos alimentares como vitaminas, minerais, óleo de peixe, lactobacilos que podem ajudar na reparação das nossas células

grafico causas alergia

TRATAMENTO INTEGRADO

Para atingirmos bons resultados no tratamento, utilizamos a acupuntura sistêmica (com agulhas), auricular (com sementes) e a laser para controle do estresse mental.

Para combate ao estresse oxidativo, à inflamação, para o favorecimento das funções do fígado e dos intestinos usamos um plano alimentar individualizado e plantas medicinais (Fitoterapia) associados a suplementos alimentares tais como vitaminas, minerais, ômega 3 dentre outros.

grafico alergia2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s